Fisioterapia em praticantes de atividade física

[postlink]http://video.facafisioterapia.net/2011/04/fisioterapia-em-praticantes-de.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=AagHdnS9dk8endofvid
[starttext]

Muito se fala de lesões em atletas de alto nível como em jogadores de futebol, porém aquelas pessoas que praticam algum tipo de atividade física aos sábados e domingos, os chamados atletas de fim de semana, estão mais susceptíveis a lesões. Isso se explica porque os atletas de final de semana dificilmente estão preparados para a realização de atividades que requerem alta performance e geralmente não estão bem condicionados fisicamente para isso. Além disso, a falta de orientação sobre a intensidade das atividades, bem como a realização inadequada e sem supervisão dos exercícios de alongamento e fortalecimento é determinante para o aparecimento de dores em geral e até lesões mais graves.
Para os atletas de fim de semana a fisioterapia atua tanto de forma preventiva, com orientações e intervenções através de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular específico a prática esportiva, propriocepção e pliometria, quanto naqueles casos em que a lesão já está instalada, proporcionando assim uma atividade segura e com riscos mínimos à saúde. O principal objetivo do fisioterapeuta nesses casos é prevenir o aparecimento da lesão e, quando já instalada, recuperá-la sempre levando em conta o hábito e a prática esportiva desenvolvida pela pessoa. Entre as lesões mais comuns estão luxações, tendinites, contusões, entorses, distensões e lesões musculares, rupturas de tendão e ligamento e fraturas. Além disso, é importante que se faça uma avaliação fisioterapêutica com intuito de observar possíveis desequilíbrios musculares, instabilidades articulares, déficit de equilíbrio e postura que podem interferir diretamente na performance e saúde do atleta de final de semana.

Dr. Fábio Chittero Boldrini

[endtext]


CURTA NOSSA PÁGINA


0 comentários:

Postar um comentário